Nota aos visitantes

26-09-2012 17:14

 

A palavra Pecado é um termo comumente utilizado em contexto religioso, descrevendo qualquer desobediência à vontade de Deus; em especial, qualquer desconsideração deliberada das Leis Divinas. No hebraico e no grego comum, as formas verbais (em hebr. hhatá; em gr. hamartáno) significam "errar", no sentido de errar ou não atingir um alvo, ideal ou padrão. E

 

1. Não terás outros deuses diante de mim;

Explicação: Não servirá a tua carne, com desejos carnais, nem servirá a demônios que se dizem ser de DEUS. Deus é santidade, pureza e verdade, todos aqueles que não praticam isso e não confessam que Jesus Cristo é o Senhor não é de Deus (Primeira Epístola de João 4:15 "Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus.").

2.Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra;

 Explicação: na palavra de Deus é tida como errônea o fato de haver imagens na igreja católica e em outras religiões. Nos também consideramos errado rezar, fazer petições ou promessas a santos, apóstolos ou anjos; ajoelhar-se, curvar-se ou acender velas diante de imagens e ídolos. A base bíblica para isto encontra-se na atitude que o apóstolo João teve diante de um anjo em Apocalipse 19:10 : "E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia". Encontra-se também em Primeira Epístola a Timóteo 2:5: "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.". Outro texto muito citado está em Deuteronômio 4 15-19: "Guardai, pois, com diligência as vossas almas, pois nenhuma figura vistes no dia em que o SENHOR, em Horebe, falou convosco do meio do fogo;Para que não vos corrompais, e vos façais alguma imagem esculpida na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou mulher;Figura de algum animal que haja na terra; figura de alguma ave alada que voa pelos céus;Figura de algum animal que se arrasta sobre a terra; figura de algum peixe que esteja nas águas debaixo da terra; Que não levantes os teus olhos aos céus e vejas o sol, e a lua, e as estrelas, todo o exército dos céus; e sejas impelido a que te inclines perante eles, e sirvas àqueles que o SENHOR teu Deus repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus." Este texto estaria informando que o próprio Deus não teria aparecido ao povo em forma de nenhuma imagem: "pois nenhuma figura vistes no dia em que o SENHOR, em Horebe, falou convosco do meio do fogo". Deus queria que o povo não fabricasse qualquer tipo de imagem, nem mesmo imagens Dele. O povo somente faria imagens com a ordem de Deus e para os fins que Ele determinasse (como no caso da construção da Arca) ou que somente as fizesse sem lhes atribuir qualquer tipo de reverência, veneração ou adoração (como no caso das imagens do Salomão onde Deus somente era adorado, venerado e lembrado). Os protestantes também têm como argumentação bíblica o capítulo 32 do livro de Êxodo onde narra a rebeldia do povo de Israel quando fez um Bezerro de Ouro e que Moisés destruiu após descer do Monte Sinai. Existem ainda, para os protestantes, inúmeras outras passagens na Bíblia onde condena a adoração ou veneração a ídolos ou imagens.

3. Não tomará o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente ao que tomar o seu nome em vão.

Explicação: Não é permitido invocar o Nome do Senhor para aquilo que não for de sua vontade, ou bom.

4. Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o SENHOR teu Deus.

Explicação: Guardar o sábado significa usar este dia em prol do bem do próximo. Santificá-lo significa adorar a Deus nesse dia.

5. Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o SENHOR teu Deus.

Explicação: Não é permitido desrespeitar pai e mãe.

6. Não matarás.

Explicação: Não é permitido matar. Jesus adverte no livro de Mateus 5:21-22 que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.

7. Não adulterarás.

Explicação: Não é permitido adulterar tanto fisicamente traindo esposas e maridos, quanto adultério espiritual, ou seja, a infidelidade para com Deus e a fidelidade para seus desejos carnais. Muito menos pecar contra a castidade. Jesus adverte no livro de Mateus 5:27-28 que basta apenas atentar(olhar) a uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.

8. Não furtarás.

Explicação: Não é permitido roubar em nenhum sentido.

9. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

Explicação: Não é permitido mentir.

10. Não cobiçarás a mulher do teu próximo; e não desejarás a casa do teu próximo, nem o seu campo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo

Explicação: Não é permitido querer nada do seu próximo para você, você tem que ter sua própria vida, seus bens e esposa ou marido.

 

 

Pecar é errar o alvo que Deus tem para nós. Tanto o alvo coletivo (seus mandamentos, que são comuns a todos e por todos devem ser obedecidos) como o alvo particular (aquilo que Deus toca o seu coração para que você faça, aquilo que você entende que é para você fazer quando ouve a Palavra de Deus)

Pecar e deixar de fazer algo que Deus te falou para fazer.

Pecar também é fazer aquilo que Deus não lhe falou para fazer.

Pecar é fazer ou deixar de fazer algo dentro das diretrizes de Deus.

Em resumo: pecado é toda a transgressão ou desobediência à Palavra de Deus, em outros termos é obedecer ao diabo, porque não existe neutralidade no mundo espiritual.

Em Romanos 6:16 o Espírito Santo nos afirma que somos servos de quem obedecemos: "Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?"

Conseqüências do pecado: a morte. Não somente física propriamente, mas principalmente espiritual, ou seja, separação de Deus, ficando à mercê do mal, pois ele nos coloca fora do campo de atuação de Deus. Ficamos desprotegidos. Sem cobertura espiritual. As orações perdem a força e o efeito delas é enfraquecido ou nulo. O pecado forma uma barreira que impede que Deus nos atenda. Ficamos "sem moral" no mundo espiritual, fracos e sem o poder vindo de Deus que é o que resolve qualquer questão. Somos abatidos por uma série de males, que, mesmo lutando muito, não saem da nossa vida. (Veja Deuteronômio 28:15 a 68 os exemplificam extensamente.)

O pecado nos coloca no inferno. Com o pecado definhamos.

Conseqüências da obediência: vai bem em tudo onde coloca as mãos. (salmo 128:4): aquele que respeita ao Senhor (ouve e faz algo; ouve e não faz algo, conforme a direção dada por Deus) e anda nos seus caminhos (faz o que foi falado na Palavra e não da sua própria cabeça): come do fruto do seu trabalho, é feliz e próspero, vai bem. (Veja Deuteronômio 28:1 a 14): fica por cima, as coisas dão certo porque você está com a bênção de Deus.

As bênçãos vêm das próprias mãos do Senhor: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele." João 14:21

Quando fecharmos os olhos não veremos a morte: "Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte." João 8:51

A obediência a Deus nos abençoa e nos multiplica. Somos guardados por Deus em tudo.

Qual é a forma mais eficiente de nos guardarmos do pecado?

Temer a Deus, ou seja, respeitar aquilo que Ele nos diz na Palavra, sejam os mandamentos comuns a todos, sejam aqueles de revelação particular pela Palavra. "De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau." Eclesiastes 12:13 e 14.

Em Nome de Jesus